Os trabalhos feitos com papel são encantadores, os japoneses, por exemplo, possuem uma tradição secular na arte de transformar papel em diversos itens de decoração e utilidade.
Nas atividades diarias, muitas vezes sobram pedaços de papel que não utilizamos e que na maioria das vezes vão parar no lixo.
Uma opção de decoração feita somente de papel são os kusudamas, a palavra vem do japonês kusu=remédio e dama=bola, eram usados antigamente para armazenar em seu interior ervas aromáticas e medicinais, que eram exaladas no ambiente.[1]
Esta bola modular é feita de pedaços de papel dobrados encaixados uns nos outros, porém como nem todos possuem paciência para montá-los, aqui está um modelo de "falso" kusudama, onde as peças que formam a bola são apenas cortadas, sem dobraduras.
Para cada bola são necessárias 12 peças do mesmo tamanho, seguindo o molde ao lado (para aumentar ou diminuir o tamanho basta ampliar ou reduzir a impressão).
Siga a linha de corte, inclusive o corte interno, é ele q vai dar o encaixe das peças.
Encaixe uma peça na outra usando o corte interno das peças, se forem pedaços de papel de cores distintas, pode-se intercalar cada para que fique uma bola colorida.
Na imagem abaixo está um resumo de todas as etapas.
0 comentários:
Postar um comentário