Desenvolvimento sustentável (sustainable development), gestão sustentável, sustentabilidade ambiental, entre outros termos são extremamente utilizados pela mídia para descrever ações e projetos sociais, governamentais ou privados. Porém, poucos sabem a origem e os objetivos associados ao tema.
A primeira pessoa que utilizou e definiu o termo “Desenvolvimento Sustentável” foi Gro Brundtland (política, diplomata e médica norueguesa) em 1987, no relatório elaborado pela Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento das Nações Unidas. Neste documento tem-se:
Photo: Harry Wad |
“A humanidade tem a capacidade de fazer o desenvolvimento sustentável para garantir que ele atenda as necessidades do presente sem comprometer a capacidade das gerações futuras de satisfazerem suas próprias necessidades. O conceito de desenvolvimento sustentável não implica limites - não limites absolutos, mas limitações impostas pelo estado atual da tecnologia e da organização social sobre os recursos ambientais e pela capacidade da biosfera em absorver os efeitos das atividades humanas. Mas a organização tecnológica e social pode ser gerida e melhorada para dar lugar a uma nova era de crescimento econômico.”
Portanto, desenvolvimento sustentável é um processo de mudança contínua que visa minimizar os impactos mecânicos e humanos de modo a suprir as necessidades sem que para isso sejam esgotados os recursos ambientais.
Johann Dréo/Translator:Alchimista |
As ações focadas neste tema são inúmeras, como por exemplo, o “Plano de Ação para Produção e Consumo Sustentáveis” (PPCS) lançado 23 de novembro de 2011 pelo Ministério do Meio Ambiente do Governo Federal. Este plano trata, com primordial ênfase, as Políticas Nacionais de Mudança do Clima e de Resíduos Sólidos.
Todos estes planos e ações são direcionados para a construção da chamada “Economia Verde”, onde é realizada a gestão ambiental da produção e do consumo para que sejam reduzidos os danos ambientais e o uso indiscriminado dos recursos naturais.
Para que as metas de desenvolvimento possam ser cumpridas, vários projetos devem ser realizados em conjunto, como: educação ambiental, produção e consumo sustentável, reciclagem/reuso de materiais, construções sustentáveis, participação ativa dos órgãos públicos, além da força individual e coletiva para que toda a engrenagem de ações possa funcionar.
Eu sugiro que você:
- Comece a realizar ações sustentáveis na sua casa, antes de cobrar dos vizinhos e do governo.
- Mude suas atitudes! Nem todo lixo é inútil, uma família pode gerar renda com a reciclagem do seu lixo.
- Seja responsável! Toda ação tem uma reação. Todo mal feito hoje refletirá no amanhã.
http://www.un-documents.net
http://pt.wikipedia.org/wiki/Gro_Harlem_Brundtland
http://www.mma.gov.br
0 comentários:
Postar um comentário